domingo, 20 de dezembro de 2015

CARTA ABERTA DO MOVIMENTO CINECLUBISTA CEARENSE À SECRETARIA DE CULTURA GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ



Olá, pessoal.

Na última quarta-feira, dia 16 de dezembro, fomos surpreendidos com o pronunciamento da Secretaria de Cultura do Ceará sobre a proposta de Edital de Cinema e Vídeo de 2015, que deve ser oficialmente lançado ainda no início da semana que vem, quando foi sinalizado um corte orçamentário em desenvolvimento cineclubista que, comparado com o edital de 2014, atinge uma perca de R$ 340.000,00 em rubricas de criação e manutenção de cineclubes, além de cortes em formação.

Nos mobilizamos e construímos essa carta aberta, para deixar público o nosso descontentamento e solicitarmos ao secretário uma reunião para discutirmos e avaliarmos os próximos passos.

Contamos com sua colaboração assinando a carta.

 Por favor, leiam, compartilhem, deixem seu recado.

O movimento cineclubista cearense agradece.

CLIQUE AQUI E ASSINE NOSSA CARTA:
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR87225

3 comentários:

  1. Veja abaixo alguns dos comentários que chegam em nossa petição online:


    - Sabina Colares
    "Os Cineclubes, desde sempre, são espaços de formação e difusão de extrema importância para o cinema mundial, muitos, mas muitos mesmo dos mais importantes realizadores e críticos da história do cinema vieram de cineclubes. É de extrema importância o cuidado, respeito, e fomento dessas atividades, as quais eé preciso tb lembrar, são resultante da luta de muitos. Em nosso estado tão carente de salas de cinema torna-se mais necessário ainda a existência dessas atividades nas regiões mais afastadas. Acredito também que para garantir a democracia e o respeito às lutas anteriores é preciso uma conversa, uma melhor entendimento das necessidades, vamos ouvir e ser ouvidos."


    - Felipe Macedo:
    "Considerada a inflação, este corte é praticamente de 50%, num dos pouquíssimos estados que mantinham uma política pública voltada para a formação cidadã do público. O Ceará é, possivelmente, o estado brasileiro com as experiências mais criativas, profundas e duradouras nesse campo. Este retrocesso é inadmissível!"

    - Gizely Cesconetto:
    "Pelos direitos do público!"

    - Diogo Gomes dos Santos:
    "Os cineclubes são a garantia da existência do filme, pois são eles que exibem e discutem com o público. Neste momento o filme supera sua proposição de dialogar com o público, ele transforma-se em objeto de arte. Reconhecer este protagonismo é afirmar que o filme é o objeto de trabalho primeiro dos cineclubes e como tal, é expressão de informação, formação e educação do público em favor da cultura cinematográfica brasileira!"

    - Marialva Monteiro:
    "Apoio integralmente o conteúdo da carta"

    - Maria Noelia Cordeiro Duarte:
    "Que Deus possa dar discernimento para que seja planejado e decidido o melhor para para o Cineclubismo."

    - Fábio José:
    "Cineclubismo deve ser valorizado enquanto dispositivo de utilidade pública por estabelecer aproximação entre obras audiovisuais e população através não só da exibição, mas de debates, rodas de conversa etc, ou seja, promovendo educação audiovisual, que não tem sua devida importância reconhecida ainda, mas que se faz necessária ante a cada vez mais presente miríade de mídias audiovisuais presentes em nosso dia-a-dia."

    ResponderExcluir
  2. Os Cineclubes e Pontos de Exibição em Associações e Escolas merecem apoio.

    ResponderExcluir
  3. O espaço do cineclube na sua diversidade de perfis, é a base de formação para os cinemas mais democrática e abrangente do setor audiovisual. Se há corte de verbas pro cineclubismo isso significa que toda a cadeia produtiva do audiovisual será atingida. E o publico - que não tem garantido o acesso ao cinema - perderá.

    ResponderExcluir

Mapeamento dos cineclubes no Ceará

Visualizar Cineclubes Cearenses em um mapa maior ROSA - CARIRI/Centro Sul AMARELO - Sertão dos Inhamuns VERMELHO - Litoral Leste/Vale do Jaguaribe VERDE - Maciço de Baturité AZUL CLARO - Sertão Central AZUL ESCURO - Sobral / Ibiapaba LILÁS - Litoral Oeste/Extremo Oeste SOL - Região Metropolitana de Fortaleza