quinta-feira, 27 de junho de 2019

Balbúrdia Cineclubista - Vivência de grupos de exibidores de Fortaleza e Região Metropolitana



A Vila das Artes, por meio da Escola Pública de Audiovisual, em parceria com Cineclubes Organizados do Ceará (CicloCE), promove o encontro "Balbúrdia Cineclubista: vivência de grupos de exibidores de Fortaleza e região", nos dias 27 e 28 de junho. O evento, inteiramente gratuito, conta com ações de formação, exibição de filmes e rodas de conversa entre cineclubistas e interessados.

Confira a programação! Em cada um dos dias, as atividades têm início com oficinas ministradas por importantes pesquisadoras do cenário audiovisual. Na quinta-feira (27/06), das 14h às 17h, a pernambucana Carol Almeida trabalha o tema "Pensamentos sobre cineclubismo: o que pode a curadoria ou sobre que imagens precisamos falar?"; na sexta-feira (28/06), no mesmo horário, a pesquisadora baiana Bel Melo desenvolve a temática "Insurgência cineclubista no Brasil: da Ditadura aos tempos atuais". As oficinas terão inscrições por ordem de chegada a partir de 1h antes do horário de início.

Após as oficinas, seguem atividades como rodas de conversas com cineclubistas, exibições de filmes e debates mediados pelas pesquisadoras.


Não perca, é gratuito! A Vila das Artes é um equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). Localiza-se na Rua 24 de maio, 1221, Centro.





PROGRAMAÇÃO 

Dia 27/06/2019

14h às 17h - Vivências Provocativas com Carol Almeida (PE): Pensamentos Sobre Cineclubismo; o que pode a curadoria ou sobre que imagens precisamos falar?
Ementa: O debate sobre processos curatoriais aplicados à organização de filmes em cineclubes. De como o pensamento sobre a escolha de filmes e a organização desses filmes em uma mesma sessão podem afetar diretamente as propostas de cineclubes, particularmente quando estes estão ligados a movimentos sociais e/ou comunidades que demandam por filmes que se articulem com a experiência de vida dos respectivos contextos sócio-históricos em que estão inseridas.

17h30 às 21h - Cineclubes em Diálogo: Roda de conversa sobre práticas cineclubistas com Cine Colônia, Cineclube 24 Quadros, Cine Ser Ver Luz, Cine Refluxus, Cine Humanidades, Cineclube Arte de Amar (Cineclube Cidadania), Cine Cururu, Cineclube Âncora, seguido de debate com mediação de Bel Melo (BA)

Dia 28/06/2019
14h as 17h - Vivências Provocativas com Bel Melo (BA): Insurgência Cineclubista no Brasil; da Ditadura aos tempos atuais.
Ementa: A partir da trajetória do Clube de Cinema da Bahia e do Grupo Experimental de Cinema nos anos 60 e 70, nos interessa pensar e dialogar a respeito do lugar do cineclubismo no campo cultural brasileiro, como espaço de formação e resistência, com ecos e ressonâncias contemporâneas, que ressaltam a atividade cineclubista como um local potente de encontro, criatividade e insurgência.

17h30 as 18h30 - Conversa com os cineclubes Cine Invasão e Cine Molotov seguida de exibição dos curtas "Duas Avenidas", direção e roteiro de Diógenes Lopes / 2012/ Ficção/ 6.50min e 'Olhares', direção e roteito de Emilia Texeira / 2018/ Video-Poesia / 3.30min

18h30 – Exibição do longa Tremor Iê, direção de Elena Meirelles e Lívia de Paiva / CE/ 2019 / 89min / 14 anos seguido de debate mediado por Carol Almeida (PE)

17h30 as 20h40 - Feira Livre Cinestésica (venda e troca de acervos audiovisuais e outros produtos em geral) com os exibidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapeamento dos cineclubes no Ceará

Visualizar Cineclubes Cearenses em um mapa maior ROSA - CARIRI/Centro Sul AMARELO - Sertão dos Inhamuns VERMELHO - Litoral Leste/Vale do Jaguaribe VERDE - Maciço de Baturité AZUL CLARO - Sertão Central AZUL ESCURO - Sobral / Ibiapaba LILÁS - Litoral Oeste/Extremo Oeste SOL - Região Metropolitana de Fortaleza